> COMÉRCIO JUSTO



O comércio justo tem que ser concebido de maneira global, aliando compromissos econômicos, sociais e ambientais. Consiste em retribuir justamente os trabalhadores, aplicar condições de trabalho decentes, assegurar um processo de produção sustentável e garantir aos trabalhadores o direito de organizar-se e de ser representados libremente. Através dos prêmios sociais gerados pela venda dos produtos do Comércio Justo, os produtores se tornam atores do desenvolvimento econômico e social em suas comunidades.



O selo Comércio Justo da Interrupción* significa que, junto com a Interrupción*, os produtores têm conseguido cumprir um compromisso mútuo: aquele de respeitar as exigências do Comércio Justo. O selo também indica que os produtores já recebem e utilizam os prêmios sociais.



A Interrupción* apoia e ajuda os produtores no momento de votar democrática e abertamente para decidir do uso dos prêmios sociais Comércio Justo que são destinados a financiar projetos de desenvolvimento comunitário e a permitir a sustentabilidade ambiental da produção. Todos os produtos Interrupción* Comércio Justo são certificados por entidades independentes reconhecidas. Para mais informações sobre a certificação por entidades, consulte os sites das entidades seguintes: The Institute for Marketecology.



> COMÉRCIO JUSTO | A GARANTIA



>1. Preço justo para os produtores


Um preço justo cobre o custo da produção global, por uma parte permite que uma margem de lucro suficiente seja restituída aos produtores para que possam viver dignamente, e por outra parte permite que os recursos suficientes sejam investidos na qualidade, capacidade e sustentabilidade da produção. Os produtores têm o direito e a capacidade de aceder de maneira transparente ao mercado, trate-se dos preços ou das forças em jogo nele. A Interrupción* lhes garante um preço mínimo para as suas colheitas, compartilhamos com eles os riscos do mercado e investimos juntos numa parceria durável.


>2. Condições de pagamento justas para os produtores


Em cada transação, a Interrupción* associa os produtores para que possam confiar nos prazos de pagamento acordados mutuamente e para que saibam quando receberão o pagamento. No setor agrícola e particularmente nos países em desenvolvimento, isso é uma garantia real e uma maneira única de fazer negócios, o que contribui à criação e à melhoria das normas comerciais para os produtores de produtos agrícolas.


>3. Salários justos e condições de trabalho decentes e seguras para os trabalhadores


Os trabalhadores trabalham um número de horas razoável, recebem benefícios e ganham um salário que lhes permite viver dignamente. Trabalhar para uma fazenda associada à Interrupción* significa ter um emprego bem pago, algo muito desejável nas comunidades da América Latina. As condições de trabalho asseguram o bem-estar dos trabalhadores e não põem em risco sua saúde nem vida.


>4. Representação dos trabalhadores


Os trabalhadores se organizam em conjunto através de reuniões e colaboram em fóruns abertos para decidir do uso dos prêmios sociais a fim de beneficiar à comunidade inteira. Eles se tornam poderosos agentes transformadores da sociedade incentivando o desenvolvimento socioeconômico nas suas comunidades. Eles têm um verdadeiro para expressar suas necessidades e um mecanismo pelo qual podem melhorar as condições de vida de suas familias além das suas própias condições de vida.


>5. Investimentos dos prêmios sociais


Cada comunidade tem uma Conta Prêmios Sociais na qual se cumulam os prêmios conseguidos graças ao Comércio Justo. Durante as reuniões organizadas pelos trabalhadores, eles decidem de que maneira investirão na sustentabilidade social, econômica e ambiental da produção e da comunidade. As decisões de investir são tomadas de maneira democrática, seja por meio dum comitê de representantes eleitos entre os mesmos trabalhadores ou mediante reuniões de produtores cooperativos, isso de acordo com o tipo de organização de produtores envolvidos. Os produtores e trabalhadores recebem apoio da Interrupción* que lhes dá conselhos e orientação para investir da melhor maneira possível segundo as necessidades de cada comunidade. Para obter mais informações sobre essa parte do nosso trabalho, clique aqui.


>6. Transparência na produção desde a semente até as prateleiras dos supermercados


A transparência está presente em cada etapa do nosso processo de produção, desde a colheita passando pelo acondicionamento e a exportação até a venda. A Interrupción* Fair Trade assegura a existência de uma colaboração justa, ética e responsável com um processo positivo aberto ao público. As histórias por trás de cada tipo de produto são singulares e cheias de emoções, cada parte da cadeia de suprimentos deveria receber uma remuneração justa de acordo com sua contribuição no processo de produção.




> COMÉRCIO JUSTO | INVESTIMENTOS DOS PRÊMIOS SOCIAIS



Os prêmios sociais são um elemento essencial da garantia Comércio Justo. Mesmo que o valor dos prêmios varie de um produto ao outro, a totalidade dos prêmios se destina à Conta Prêmios Sociais e se utiliza para financiar os projetos escolhidos pelos produtores. A Interrupción* ajuda a facilitar o processo decisório promovendo a participação em assembleias dos trabalhadores e deixando à disposição os fondos da conta.


Os prêmios sociais são investidos em uma ou mais das seguintes quatro categorias:


Saúde

- Melhor acesso a medicamentos mais baratos

- Facilitar o acesso aos cuidados de saúde e prover assistência em caso de urgência

- Comprar kits de primeiros socorros


Educação

- Investir na oferta de bolsas de estudos e criar contas para estudantes do ensino secundario e de pós-graduação

- Comprar material escolar, incluindo livros e cadernos

-Matrícula em cursos de treinamento (cursos de informática)


Serviços comunitários

Criar centros comunitários


Investir em infra-estrutura escolar e obras civis


Infra-estrutura e melhoria sustentável do processo de produção

Compromisso com a toma de medidas duráveis com o objetivo de reduzir a pegada ecológica derivada das operações produtivas


Financiar as certificações como Global Gap e HACCP, e assim melhorar a produção e aumentar as oportunidades de negócio.


Para ver como as fazendas associadas à Interrupción* utilizam os prêmios sociais, veja nossa página Impacto Social..




> COMÉRCIO JUSTO | ASSISTÊNCIA AOS PRODUTORES.



A Interrupción* dedica uma parte do seu trabalho a atividades de desenvolvimento para com pequenos e médios produtores agrícolas latino-americanos. Nós lhes oferecemos apoio e assistência, trabalhando em conjunto para que o seu desenvolvimento social, econômico e ambiental seja durável.



Nosso trabalho consiste em:


1- Identificar produtores sul-americanos que possam beneficiar-se do Comércio Justo e que estão prontos para comprometerse a colaborar no caminho do Desenvolvimento Sustentável e do Comércio Justo.


2- Prover os produtores com a assistência técnica necessária para cumprir as exigências socioambientais do Comércio Justo.


3- Coordenar e financiar as inspeções e serviços de certificação do Comércio Justo.


4- Achar os fundos para investir na sustentabilidade da produção dos pequenos produtores (progresso qualitativo, investimentos em capital e acesso a empréstimos)


5- Colaborar com as assembleias, comitês de produtores e trabalhadores para utilizar de maneira responsável os prêmios sociais em benefício do desenvolvimento comunitário.


A Interrupción* nunca interfere com a decisão soberana dos trabalhadores (no caso que estejam empregados) ou dos grupos de produtores (no caso das cooperativas). Ao invés, nosso papel é de responsabilizá-los e trazê-los apoio. Facilitamos o pagamento dos prêmios sociais e utilizamos nossa competência técnica para ajudar os produtores a adoptar medidas concretas em prol de um desenvolvimento socioeconômico sustentável.





> COMÉRCIO JUSTO | AUDITORIA POR ENTIDADES INDEPENDENTES



A Interrupción* trabalha com entidades independentes a fim de assegurar a maior responsabilidade e transparência possível ao longo de tudo o processo de produção e de venda.

• Institute for Marketecology (Instituto de Mercado Ecológico : IMO)

As fazendas com as quais trabalhamos são certificadas “Fair For Life, Social and Fair Trade” pelo Instituto de Mercado Ecológico, uma entidade independente especializada na avaliação e certificação de produtos sustentáveis. Com mais de 20 anos de experiência como líder global no seu campo de atividade, IMO garante a responsabilidade social, a produção sustentável e a transparência pois aplica um processo de avaliação sofisticado e critérios socioambientais rigorosos. Obter a certificação por parte do IMO assevera que os produtos da Interrupción* cumprem as normas mais elevadas.


• O trabalho do IMO

1- Verificar que os salários e termos de pagamento são justos para os produtores


2- Avaliar por auditoria como foram investidos os prêmios sociais


3- Avaliar por auditoria a rastreabilidade dos produtos Interrupción* Comércio Justo


4- Avaliar os progressos dos produtores com vista à obtenção da certificação Comércio Justo assim como os passos a seguir no futuro


5-Conceder a certificação Comércio Justo aos produtores que cumpriram todas exigências do IMO, nos aspetos sociais, econômicos e ambientais da produção.


O IMO avalia regularmente todas as fazendas com as quais trabalhamos, isso assegura que as normas da certificação “Fair For Life, Social and Fair Trade” sejam sempre respeitadas. Saiba mais sobre o IMO e a certificação “Fair For Life, Social and Fair Trade” aqui (PDF).




> COMÉRCIO JUSTO | POLÍTICA DE ABASTECIMENTO



Por ser certificados Comércio Justo, nossos produtos se vendem em um “nicho de mercado”, o preço de venda inclui um valor agregado aceitável que compensa os costos adicionais relacionados à responsabilidade ética e às práticas orgânicas da produção. Esse valor agregado derivado do Comércio Justo cobre as despesas em marketing, desenvolvimento dos produtos e assegura uma remuneração maior para os produtores.



Como empresa social, a Interrupción* considera que o comércio justo é uma estratégia para melhorar as condições de vida dos produtores e grupos sociais com os quais estabelecemos relações comerciais. Graças aos prêmios sociais conseguidos pela venda dos produtos certificados “Comércio Justo”, os trabalhadores têm maiores oportunidades de melhorar suas condições de vida, sendo eles mesmos os principais beneficiadores nesse modelo econômico alternativo.



Nossa atividade se organiza de acordo com um plano de vendas anual baseado na sazonalidade dos legumes e das frutas produzidos. Esse plano de vendas está atualizado o tempo todo consoante a demanda, as condições de mercado e as capacidades de produção de cada país ou região. Para cada tipo de cultivo, a Interrupción* procura conseguir a optimização da produção assim como a melhor qualidade e maior constância possível.





Informamos nossos parceiros sobre as condições e demanda do mercado bem antes do início de cada temporada para que cada operador possa planejar seus planos comerciais respetivos e análise de costos.



Os produtores decidem livremente da quantidade e do tipo de produto que vão vender pelo intermediário da Interrupción*, desde que um acordo seja previamente estabelecido entre as duas partes para evitar os desequilíbrios nos planos comerciais dos diferentes operadores. A Interrupción* está constantemente em contato com seus fornecedores, os informamos sobre o mercado para que cada produtor ou grupo de trabahadores possa ajustar sua produção segundo as informações que recebem.



> COMÉRCIO JUSTO | A GARANTIA



>1. Preço justo para os produtores


Um preço justo cobre o custo da produção global, por uma parte permite que uma margem de lucro suficiente seja restituída aos produtores para que possam viver dignamente, e por outra parte permite que os recursos suficientes sejam investidos na qualidade, capacidade e sustentabilidade da produção. Os produtores têm o direito e a capacidade de aceder de maneira transparente ao mercado, trate-se dos preços ou das forças em jogo nele. A Interrupción* lhes garante um preço mínimo para as suas colheitas, compartilhamos com eles os riscos do mercado e investimos juntos numa parceria durável.


>2. Condições de pagamento justas para os produtores


Em cada transação, a Interrupción* associa os produtores para que possam confiar nos prazos de pagamento acordados mutuamente e para que saibam quando receberão o pagamento. No setor agrícola e particularmente nos países em desenvolvimento, isso é uma garantia real e uma maneira única de fazer negócios, o que contribui à criação e à melhoria das normas comerciais para os produtores de produtos agrícolas.


>3. Salários justos e condições de trabalho decentes e seguras para os trabalhadores


Os trabalhadores trabalham um número de horas razoável, recebem benefícios e ganham um salário que lhes permite viver dignamente. Trabalhar para uma fazenda associada à Interrupción* significa ter um emprego bem pago, algo muito desejável nas comunidades da América Latina. As condições de trabalho asseguram o bem-estar dos trabalhadores e não põem em risco sua saúde nem vida.


>4. Representação dos trabalhadores


Os trabalhadores se organizam em conjunto através de reuniões e colaboram em fóruns abertos para decidir do uso dos prêmios sociais a fim de beneficiar à comunidade inteira. Eles se tornam poderosos agentes transformadores da sociedade incentivando o desenvolvimento socioeconômico nas suas comunidades. Eles têm um verdadeiro para expressar suas necessidades e um mecanismo pelo qual podem melhorar as condições de vida de suas familias além das suas própias condições de vida.


>5. Investimentos dos prêmios sociais


Cada comunidade tem uma Conta Prêmios Sociais na qual se cumulam os prêmios conseguidos graças ao Comércio Justo. Durante as reuniões organizadas pelos trabalhadores, eles decidem de que maneira investirão na sustentabilidade social, econômica e ambiental da produção e da comunidade. As decisões de investir são tomadas de maneira democrática, seja por meio dum comitê de representantes eleitos entre os mesmos trabalhadores ou mediante reuniões de produtores cooperativos, isso de acordo com o tipo de organização de produtores envolvidos. Os produtores e trabalhadores recebem apoio da Interrupción* que lhes dá conselhos e orientação para investir da melhor maneira possível segundo as necessidades de cada comunidade. Para obter mais informações sobre essa parte do nosso trabalho, clique aqui.


>6. Transparência na produção desde a semente até as prateleiras dos supermercados


A transparência está presente em cada etapa do nosso processo de produção, desde a colheita passando pelo acondicionamento e a exportação até a venda. A Interrupción* Fair Trade assegura a existência de uma colaboração justa, ética e responsável com um processo positivo aberto ao público. As histórias por trás de cada tipo de produto são singulares e cheias de emoções, cada parte da cadeia de suprimentos deveria receber uma remuneração justa de acordo com sua contribuição no processo de produção.


> COMÉRCIO JUSTO | INVESTIMENTOS DOS PRÊMIOS SOCIAIS



Os prêmios sociais são um elemento essencial da garantia Comércio Justo. Mesmo que o valor dos prêmios varie de um produto ao outro, a totalidade dos prêmios se destina à Conta Prêmios Sociais e se utiliza para financiar os projetos escolhidos pelos produtores. A Interrupción* ajuda a facilitar o processo decisório promovendo a participação em assembleias dos trabalhadores e deixando à disposição os fondos da conta.


Os prêmios sociais são investidos em uma ou mais das seguintes quatro categorias:


Saúde

- Melhor acesso a medicamentos mais baratos

- Facilitar o acesso aos cuidados de saúde e prover assistência em caso de urgência

- Comprar kits de primeiros socorros


Educação

- Investir na oferta de bolsas de estudos e criar contas para estudantes do ensino secundario e de pós-graduação

- Comprar material escolar, incluindo livros e cadernos

-Matrícula em cursos de treinamento (cursos de informática)


Serviços comunitários

Criar centros comunitários


Investir em infra-estrutura escolar e obras civis


Infra-estrutura e melhoria sustentável do processo de produção

Compromisso com a toma de medidas duráveis com o objetivo de reduzir a pegada ecológica derivada das operações produtivas


Financiar as certificações como Global Gap e HACCP, e assim melhorar a produção e aumentar as oportunidades de negócio.


Para ver como as fazendas associadas à Interrupción* utilizam os prêmios sociais, veja nossa página Impacto Social..


> COMÉRCIO JUSTO | ASSISTÊNCIA AOS PRODUTORES.



A Interrupción* dedica uma parte do seu trabalho a atividades de desenvolvimento para com pequenos e médios produtores agrícolas latino-americanos. Nós lhes oferecemos apoio e assistência, trabalhando em conjunto para que o seu desenvolvimento social, econômico e ambiental seja durável.



Nosso trabalho consiste em:


1- Identificar produtores sul-americanos que possam beneficiar-se do Comércio Justo e que estão prontos para comprometerse a colaborar no caminho do Desenvolvimento Sustentável e do Comércio Justo.


2- Prover os produtores com a assistência técnica necessária para cumprir as exigências socioambientais do Comércio Justo.


3- Coordenar e financiar as inspeções e serviços de certificação do Comércio Justo.


4- Achar os fundos para investir na sustentabilidade da produção dos pequenos produtores (progresso qualitativo, investimentos em capital e acesso a empréstimos)


5- Colaborar com as assembleias, comitês de produtores e trabalhadores para utilizar de maneira responsável os prêmios sociais em benefício do desenvolvimento comunitário.


A Interrupción* nunca interfere com a decisão soberana dos trabalhadores (no caso que estejam empregados) ou dos grupos de produtores (no caso das cooperativas). Ao invés, nosso papel é de responsabilizá-los e trazê-los apoio. Facilitamos o pagamento dos prêmios sociais e utilizamos nossa competência técnica para ajudar os produtores a adoptar medidas concretas em prol de um desenvolvimento socioeconômico sustentável.



> COMÉRCIO JUSTO | AUDITORIA POR ENTIDADES INDEPENDENTES



A Interrupción* trabalha com entidades independentes a fim de assegurar a maior responsabilidade e transparência possível ao longo de tudo o processo de produção e de venda.



• Fair Trade USA

Fair Trade USA é a principal entidade de certificação para os produtos do comércio justo nos EUA. Fair Trade USA certifica a maioria dos produtos Interrupción* destinados ao mercado norte-americano. Mais informações sobre a Fair Trade USA aqui.


• Institute for Marketecology (Instituto de Mercado Ecológico : IMO)

As fazendas com as quais trabalhamos são certificadas “Fair For Life, Social and Fair Trade” pelo Instituto de Mercado Ecológico, uma entidade independente especializada na avaliação e certificação de produtos sustentáveis. Com mais de 20 anos de experiência como líder global no seu campo de atividade, IMO garante a responsabilidade social, a produção sustentável e a transparência pois aplica um processo de avaliação sofisticado e critérios socioambientais rigorosos. Obter a certificação por parte do IMO assevera que os produtos da Interrupción* cumprem as normas mais elevadas.


• O trabalho do IMO

1- Verificar que os salários e termos de pagamento são justos para os produtores


2- Avaliar por auditoria como foram investidos os prêmios sociais


3- Avaliar por auditoria a rastreabilidade dos produtos Interrupción* Comércio Justo


4- Avaliar os progressos dos produtores com vista à obtenção da certificação Comércio Justo assim como os passos a seguir no futuro


5-Conceder a certificação Comércio Justo aos produtores que cumpriram todas exigências do IMO, nos aspetos sociais, econômicos e ambientais da produção.


O IMO avalia regularmente todas as fazendas com as quais trabalhamos, isso assegura que as normas da certificação “Fair For Life, Social and Fair Trade” sejam sempre respeitadas. Saiba mais sobre o IMO e a certificação “Fair For Life, Social and Fair Trade” aqui (PDF).


> COMÉRCIO JUSTO | POLÍTICA DE ABASTECIMENTO



Por ser certificados Comércio Justo, nossos produtos se vendem em um “nicho de mercado”, o preço de venda inclui um valor agregado aceitável que compensa os costos adicionais relacionados à responsabilidade ética e às práticas orgânicas da produção. Esse valor agregado derivado do Comércio Justo cobre as despesas em marketing, desenvolvimento dos produtos e assegura uma remuneração maior para os produtores.



Como empresa social, a Interrupción* considera que o comércio justo é uma estratégia para melhorar as condições de vida dos produtores e grupos sociais com os quais estabelecemos relações comerciais. Graças aos prêmios sociais conseguidos pela venda dos produtos certificados “Comércio Justo”, os trabalhadores têm maiores oportunidades de melhorar suas condições de vida, sendo eles mesmos os principais beneficiadores nesse modelo econômico alternativo.



Nossa atividade se organiza de acordo com um plano de vendas anual baseado na sazonalidade dos legumes e das frutas produzidos. Esse plano de vendas está atualizado o tempo todo consoante a demanda, as condições de mercado e as capacidades de produção de cada país ou região. Para cada tipo de cultivo, a Interrupción* procura conseguir a optimização da produção assim como a melhor qualidade e maior constância possível.





Informamos nossos parceiros sobre as condições e demanda do mercado bem antes do início de cada temporada para que cada operador possa planejar seus planos comerciais respetivos e análise de costos.



Os produtores decidem livremente da quantidade e do tipo de produto que vão vender pelo intermediário da Interrupción*, desde que um acordo seja previamente estabelecido entre as duas partes para evitar os desequilíbrios nos planos comerciais dos diferentes operadores. A Interrupción* está constantemente em contato com seus fornecedores, os informamos sobre o mercado para que cada produtor ou grupo de trabahadores possa ajustar sua produção segundo as informações que recebem.