> PRODUCTOS INTERRUPCION | MAÇÃS ORGÂNICAS
> Back


Existe várias variedades de maçãs entre as quais : Royal Gala, Golden Delicious, Fuji, Granny Smith e Pink Lady.
A Royal Gala é originária da Nova Zelândia dos anos 60 e consiste num cruzamento entre a maçã "Kidd’s Orange” e a "Golden Delicious”.
A maçã Golden Delicious teve o seu início em 1890, como uma muda de acaso, numa quinta do Oeste do estado da Virginia, pertencente a Anderson H. Mullins. Foi inicialmente vendida com o nome de "Mullins Yellow Seedling" até 1916 quando os direitos foram vendidos a Paul Stark da Stark Brothers Nursery, que a renomeou para "Golden Delicious". Hoje em dia é muito comum como variedade de maçã de supermercado e está a ser alvo de  reabilitação entre os entusiastas de maçã, que estão a redescobrir o seu potencial.
A maçã Fuji é um cruzamento entre "Red Delicious" e a "Ralls". Foi introduzida no Japão em 1962, como uma maçã sumarenta, firme, crocante, de textura fina e sabor picante, alto teor de açúcar e baixo teor de acidez. A casca varia entre o verde-amarelado com manchas vermelhas e o vermelho vivo.
A maçã Granny Smith "nasceu" em 1868 na Austrália, quando Maria Ann Smith descobriu um novo tipo de maçã por acaso, quando cultivava na sua pilha de composto. A muda (malus domestica vs malus sylvestris) cresceu alegremente no clima húmido e quase subtropical de Sydney. A Granny Smith é crocante, sumarenta e amarga comidas ao natural.
A Pink Lady™ é uma selecção extremamente exigente de maçãs da variedade Cripps Pink. Tem nuances de cor-de-rosa, sobre uma base amarela esverdeada. Conhecida como a rainha das maçãs, é crocante e tem uma polpa densa e firme, de um excelente e quase efervescente sabor.
 
Como consumir
Um fruto conhecido em todo o mundo só podia ter infinitas utilizações. Desde comidas ao natural, até utilizadas em bebidas alcoólicas como sidra ou vinho.
A maçã Royal Gala é perfeita para tartes, para cozer em molhos ou simplesmente para comer ao natural. São também um agradável ingrediente para saladas. 
As Granny Smith são perfeitas para saladas pois, uma vez cortadas, mantêm a sua cor branca durante mais tempo que outras maçãs.
A Pink Lady™ tem um alto teor de açúcar, o que a torna perfeita para cozinhar. É perfeita para tartes, para cozer em molhos ou para comer ao natural.
 
Como escolher / manter
Prefira maçãs duras, lisas e evite frutos tocados. Para que se mantenham frescas e com o mesmo valor nutritivo, guarde-as por lavar no frigorífico. As maçãs guardadas fora do frigorífico tendem a ficar farinhentas.
 
Nutrientes principais
Fibra, Cálcio, Ferro, Hidratos de Carbono e Vitamina C.
 
Curiosidades
A maçã Royal Gala foi criada na Nova Zelândia e é uma mutação vermelha da variedade Gala. A Royal Gala está entre as melhores variedades de maçã do mundo e é a segunda variedade mais produzida na Nova Zelândia.
O nome da maçã Fuji tem origem no Monte Fuji.