> PRODUCTOS INTERRUPCION | MANGAS ORGÂNICAS
> Back


A manga é uma drupa de uma árvore da família das Anacarideae, género Manguifera. Podem ser arredondadas, como a Haden, compridas como a Nam Dok Mai ou ovais como a Palmer. A coloração vai do totalmente verde da Keitt, ao totalmente amarelo da Nam Dok Mai. Pelo caminho temos o violeta da Osteen, o amarelo avermelhado da Haden, o bicolor verde e vermelho da Tommy e o tricolor verde amarelo e vermelho da Palmer. A polpa é amarela alaranjada e também tem variações significativas consoante a variedade. Umas apresentam grande conteúdo de fibra, como a Tommy e a Haden. Outras apenas alguma fibra, como a Palmer e a Osteen. Outras ainda, são quase isentas de fibra, como a Kent e a Keitt. No centro da polpa existe um caroço de grande dimensão. Se correctamente amadurecidas, todas são muito doces, aromáticas e suculentas.
 
Como consumir
Corte com um descaroçador de manga. Caso não tenha, pegue na manga na vertical com o pedúnculo para cima. Alinhe o pedúnculo com o "umbigo” da manga na vertical e poise a faca junto do pedúnculo, paralelamente a essa linha. Desvie a faca um centímetro para a direita do pedúnculo e corte. Pegue na manga pela face cortada e repita a acção no outro lado. Vai ficar com três pedaços. Os dois laterais e o central, que contém o caroço. Remova a polpa com uma colher. Casca e caroço não são comestíveis. A polpa é muito doce e deve comer-se crua à temperatura ambiente. Pode misturar manga em saladas de fruta, sumos e batidos. Os usos possíveis para a manga também passam pela culinária, em saladas, pratos frios ou quentes e molhos agridoces. Podem ser transformadas em sumo ou batidos, e ainda se podem confeccionar doces e geleias.
 
Como escolher / manter
Há três níveis de qualidade quando se fala de mangas. As denominadas "barco”, as "avião” e as "pronto-a-comer”. É muito simples: as "barco” são colhidas antes do tempo pois têm pela frente uma longa viagem de barco. Enquanto isso, as "avião” ficam na árvore a colher açúcar, pois a viagem de avião é curta. As "pronto-a-comer” viajam de barco e são amadurecidas no país de destino. Consegue adivinhar quais são as mais doces? Se estiver dura e não tiver cheiro, ou está verde ou viajou de barco (ou ambos). Dê-lhe o benefício da dúvida. Leve para casa e deixe amadurecer à temperatura ambiente. Uma boa manga exala ao amadurecer um aroma cada vez mais presente, e cede mais ao toque. Caso esteja madura, pode guardar no frigorífico para abrandar o amadurecimento, mas deverá consumir em poucos dias. 
 
Nutrientes principais
Cálcio, Ferro, Proteínas, Vitaminas A e B6.
 
Curiosidades
Há quem diga que a manga é o fruto que mais se come no mundo. Uma árvore de manga pode atingir os quarenta metros de altura. Existem mais de cem tipos diferentes de manga.