> PRODUCTOS INTERRUPCION | MORANGOS ORGÂNICOS
> Back


O morango (Fragaria) é considerado, na linguagem vulgar, como o fruto vermelho do morangueiro, da família das rosáceas. No entanto, em termos científicos não se pode considerar um fruto já que é constituído pelo receptáculo da flor original (composta), em volta do qual se dispõem os frutos (as sementes são visíveis sob a forma de grainhas). 
 
Os morangos são muito ricos em vitaminas, sobretudo em vitamina C e minerais. Desta forma têm propriedades antianémicas e restauradoras. Ajudam nos problemas de retenção de líquidos, ou seja, é uma fruta diurética. Por este motivo, são muito benéficos em casos de artrites, gota ou obesidade.
Além disso, os morangos são recomendados em casos de problemas de trânsito intestinal, como é o caso da obstipação, já que conta características laxantes. Por outro lado, os morangos também têm um importante papel no crescimento ósseo, tecidos e sistemas nervoso das crianças. Também é importante destacar a quantidade de ácido fólico que os morangos contêm, um composto que favorece a multiplicação celular e a sua falta está associada a casos de anemia e problemas cardiovasculares. Os morangos também são uma boa fonte de fibra, o que previne ou melhora a obstipação, porque ajuda a regular o trânsito intestinal.
 
Como consumir
Além de consumir os morangos frescos ou secos, podem ser congelados, cozidos para fazer geleia ou usá-los como base em outros produtos transformados como barras de cereais. Muitas vezes os morangos são adicionados para elaborar produtos lácteos como o leite aromatizado com sabor morango, sorvetes, milk-shakes e outros tipos de iogurtes.
 
Curiosidades
O morango jardim foi criado pela primeira vez na Bretanha, no noroeste da França, na década de 1750 por meio de um cruzamento de Fragaria virginiana do leste da América do Norte com a variedade Fragaria chiloensis, que fora trazida do Chile por Amédée-François Frézier em 1714.