> PRODUCTOS INTERRUPCION | ABACAXI ORGÂNICO
> Back


A planta do abacaxi é mundialmente valorizada pelo seu fruto comestível que, durante o amadurecimento, fica amarelo e saboroso, aromático, ácido e doce. A planta desenvolve-se em climas tropicais e subtropicais, mas adapta-se a climas moderados.
 
Como consumir
O abacaxi é uma das frutas mais conhecidas do mundo. As suas fatias são servidas em pequenos-almoços, almoços e jantares. Além de ser consumido fresco, o abacaxi é utilizado em bolos, confeitaria, gelados e bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
 
Como escolher / manter
O abacaxi é muito frágil e sensível a mudanças repentinas de temperatura. Pode ser guardado em lugar fresco e seco durante alguns dias, mas nunca no frigorífico, visto que as temperaturas abaixo dos 7ºC o prejudicam. Uma vez cortado e descascado, guarde o abacaxi no frigorífico, protegido, para não absorver outros aromas.
 
Nutrientes principais
Proteínas, Hidratos de Carbono, Sódio, Potássio, Manganês, Ferro, Zinco, Tiamina, Riboflavina, Cálcio, Fósforo, Vitamina A e C.
 
Curiosidades
No sub continente Indo Paquistanês, cozinham-se receitas com arroz de abacaxi.
As comunidades indígenas da América Central cultivaram abacaxi durante milhares de anos. Colombo e a sua tripulação apaixonaram-se pelo ananás logo em 1493. A Arte europeia adoptou rapidamente o motivo "ananás".
Nas Filipinas e na Tailândia, a fibra do abacaxi, suave e forte, é utilizada para o fabrico de finos tecidos e cordéis. Nas Filipinas, o fio de fibra de abacaxi chama-se "pina".